Centro ou interior? Benefícios de morar em cada lugar. - Bergen Brasil

Blog

Bem vindo ao blog Bergen Brasil

Centro ou interior? Benefícios de morar em cada lugar.

Morar na capital ou no interior podem trazer vantagens, mas tudo depende do perfil de cada morador e qual os objetivos de vida atuais. Leia nosso artigo e compare qual a melhor opção para você.

O imediatismo e a correria dos grandes centros ou calmaria e a tranquilidade de morar no interior? Basicamente você deve considerar o que está precisando ou procurando, vida longa e saudável, fácil acesso à educação, local de trabalho, padrão de vida, segurança, natureza, variedade de lojas, grandes empresas, várias opções de lazer, enfim, hoje listamos 4 itens para cada opção: os que decidem morar em São Paulo ou a turma que prefere morar no interior. Avalie cada um e decida o que é melhor para seu atual momento de vida.

A vida no interior

No interior a vida com certeza é muito mais calma, vamos colocar aqui os itens principais que fazem do interior um bom lugar para se viver.

1-21
1. Qualidade de vida
A vida no interior é mais leve, portanto é natural que se sofra menos pressão e as pessoas não fiquem tão nervosas. Ao contrário da cidade grande, a vida no interior deixa tudo mais próximo. O trabalho não é tão longe, as pessoas se conhecem mais, geralmente sabem o nome de todo mundo e apesar de não ser livre de violência, dizem que ela é bem menor.
Consequentemente, com menos stress as coisas ficam mais fáceis. O ambiente com mais verde também deixa o ar menos poluído, elevando o nível de qualidade de vida.

2. Distância

 

Como dissemos acima, parece que tudo é mais perto no interior, mais acessível. Dificilmente você se atrasa para um compromisso porque o lugar era muito longe e você demorou a encontrar, além disso, quase sempre é possível almoçar em casa, dar aquela descansada antes de voltar para a segunda parte de trabalho do dia. Um luxo que não existe na cidade grande.

3. Congestionamento

 

Transito no interior? Dificilmente você vai saber o que é isso. Talvez em épocas de festas, algum feriado ou até um local badalado sendo inaugurado. Andar de ônibus é muito tranquilo, talvez só não tenha tantas opções de linhas como em São Paulo. Mas provavelmente você jamais chegará atrasado no trabalho por conta do transito.

4. Segurança

 

Se você está em um momento em que presa a sua segurança e de sua família, devo lhe informar que seu melhor destino é o interior. Principalmente se você possui filhos. Apesar de não ser imune à elas, o interior tem um acesso mais difícil às drogas, a criminalidade é consideravelmente mais baixa e os riscos, obviamente menores.

A vida na Capital

Morar em São Paulo também tem suas vantagens e, mesmo com alguns problemas, pode ser uma vida muito boa. Conheça as várias vantagens de morar em SP.

sao-paulo-1206184_1280-1

1. Entretenimento e diversão

 

Obviamente, ao escolher morar em uma capital como São Paulo, as opções de lazer são inúmeras. São Paulo é conhecida como a cidade que não para, por isso a qualquer hora do dia ou da noite que você queira sair para comer com os amigos, assistir um filme ou até patinar, você vai achar um bom lugar.

Além disso, geralmente no interior o lazer se resume a cinema, restaurantes e, às vezes, um shopping. São Paulo e outras grandes cidades possuem muito mais que isso.

2. Remuneração e oferta de emprego

 

O mercado de trabalho em São Paulo e em grandes cidades é muito mais aquecido que em cidades do interior. Além disso, você tem mais opções de empregos, já que é uma cidade que tem de tudo.
A remuneração em grandes cidades também costuma ser melhor do que em cidades interioranas.

3. Saúde

 

Cidades do interior dificilmente possuem vários hospitais, algumas nem mesmo tem emergência ou posto de saúde. Em alguns casos é preciso viajar para cidades vizinhas para ser atendido em determinada especialidade.

Na capital paulista e em outros grandes centros isso jamais acontece. Grandes hospitais referência em saúde e que fazem atendimento a qualquer hora do dia ou da noite.

4. Educação

 

Apesar da maioria das faculdades federais ficarem em cidades do interior, a educação é melhor em cidades grandes. Isso porque em cidades pequenas é mais raro ter escolas particulares ou mais de duas opções, o que leva os pais a dependerem apenas da escola pública, nem sempre tão boas.

Em São Paulo a variedade de escolas é bem grande, além disso existem boas escolas públicas e a cidade também conta com a universidade mais prestigiada do país, a USP – Universidade de São Paulo.

Enfim, ao mesmo tempo que morar no interior ou na capital possui benefícios, eles também possuem desvantagens. Coloque na balança e decida o que for melhor para sua família, mas lembre-se que sempre vai existir uma compensação. Por exemplo, você pode economizar mais com cinemas, lazer, vai economizar no custo de moradia, no entanto o gasto será maior quando o assunto for custo de hospitais, deslocamento para cidades próximas em busca de algo especifico, menor remuneração para alguns empregos e etc.

E então, o que achou dos benefícios de morar no interior ou morar em São Paulo? Seja qual for a sua opção, lembre-se que o interior paulista tem centros urbanos bem desenvolvidos, podendo ser quase tão intenso quanto morar na capital, mas com mais qualidade de vida.
Além disso, dependendo da cidade, você pode optar por trabalhar em São Paulo e viver no interior ou vice versa.

Sergio Bergen

Consultor de investidores interessados em compra de imoveis para uso ou renda, no Brasil, Estados Unidos e Canadá, para fins de planejamento e gestão patrimonial, com foco na segurança, valorização, e geração de renda recorrente no longo prazo. Conta com uma rede de parceiros nas cidades mais procuradas do mundo, e profissionais com experiência em transações internacionais, de preferência que falam portugues, para orientar em aspectos de legislação, planejamento tributário, fiscal e sucessório, remessa de divisas, administração de propriedades.

Comentários

mautic is open source marketing automation